REALISMO
O termo Realismo é utilizado na História da
Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de
naturalismo. A palavra realismo designa uma maneira de agir,
de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela
objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer
tempo da história.
França, Século XIX. Surge um movimento
artístico chamado Realismo, Este pregava o fim dos temas ligados ao passado (cenas
heroicas ou belezas idealizadas, como no romantismo. Nas
tradições de Grécia e Roma) ou representações religiosas em nome de
uma arte centrada na representação do homem da época, em temas sociais e
ligados à experiência concreta, a inspiração na razão e na ciência, além da
referência à vida e aos costumes das classes média e baixa.
Os Realistas pintavam as cenas da vida
cotidiana e flagrantes populares, impregnado das ideias socialistas da época, Representava
aquilo que estava diante dos seus olhos, cenas do cotidiano popular, Essa é a característica
típica do realismo.
Um dos primeiros pintores considerados realistas é Jean-Baptiste
Camille Corot (1796 - 1875) que, com sua pintura de paisagens provocou a
admiração de artistas posteriores como Cézanne.
Jean-Baptiste Camille Corot foi um dos pioneiros a considerar os desenhos
que realizava ao ar livre como obras acabadas, que não necessitavam dos
estúdios.
O quadro é retratado sem
ornamentos, Não há seres imaginários, mitológicos ou fantásticos. Apenas a
beleza natural da natureza.
Jean-François Millet (1814-1875),
Sensível observador da vida campestre, criou
uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação atávica do Início com a terra. Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela
natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de
paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh.
As Respigadeiras- 1857 84x111cm
A
pintura realista começou a se manifestar no tratamento dado à paisagem, que
trocou a exaltação romântica e se atendo à reprodução desapaixonada e neutra. A
passagem do romantismo para o realismo expressa uma tentativa de romper com as
concepções do ideal de beleza da época. A arte realista passa a ser um meio
para denunciar uma ordem social que considerava injusta; a arte manifesta um
protesto em favor dos oprimidos.
The Angelus 1857 – 55,5x66cm
Provavelmente o artista presenciou a cena, algo
que os pintores realistas costumavam fazer. Eles iam ao o local que pretendiam
retratar, faziam esboços e depois retocavam os desenhos em seus ateliês.
A
representação realista, quando comparada a uma pintura romântica, não apresenta
fortes expressões faciais; há preocupação com a exatidão do desenho e uma
preocupação excessiva com o acabamento do quadro.
A maior
expressão do Realismo foi o francês Gustave Courbet.( 1819-1877). Sua
pintura é dotada de um sentimento de vitalidade natural ao abordar cenas do
cotidiano, É o que provam suas telas abaixo.
Mulheres Peneirando Trigo- 131 x 167 cm
Praia
de Normandia 1875 - 61,3 X 90.2 cm
A
pintura, dizia Courbet, é uma arte essencialmente objetiva e consiste na
representação das coisas reais e existentes. Um motivo abstrato, invisível, não
pertence ao domínio da pintura. A imaginação na arte consiste em saber achar a
expressão completa de uma coisa existente, jamais na sugestão ou criação da
mesma.
Os
Realistas pintavam diferente dos Românticos e dos neoclássicos: pintavam como
se tivessem documentando, sem que suas pinturas fossem fiéis, exatas,
verdadeiras fotografias da realidade, mesmo porque o Realista era bastante
sintético, eliminando o que lhe parecia supérfluo e inexpressivo. Portanto ser
Realista não era ser exato, mas verdadeiro.
fonte:http://www.historiadaarte.com.br
http://taislc.blogspot.com.br
http://urs.bira.nom.br
fonte:http://www.historiadaarte.com.br
http://taislc.blogspot.com.br
http://urs.bira.nom.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário