terça-feira, 30 de outubro de 2012

Regra de composição



Algumas pinturas, principalmente aquelas dos grandes Mestres da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo e outros, nos deixam fascinados não só pela beleza do desenho, a magia das cores, a variedade de pinceladas, mas porque notamos a aplicação de uma regra  clássica da pintura: “A Lei da Secção de Ouro” A fórmula clássica matemática para a distribuição de peso em uma pintura. 
Retratistas desde o Renascimento adotaram o uso desta fórmula, que também é aplicável a qualquer outro assunto também. 


        Fonte:http://pt.wikipedia.org





 A lei estabelecida pelo antigo arquiteto chamado Vitruvius, afirma: "Para um espaço dividido em partes iguais para ser agradável, a estética entre o menor e a maior parte deve haver a mesma relação entre esta parte maior e todo o espaço." Aplicado a formas e massas, que pode ser simétrica, assimétrica, ou mesmo qualquer coisa que de alguma forma
ainda parece estar em equilíbrio. 

Divisão dourada


 Outra regra similar é a chamada: “Regra dos terços” é uma forma simplificada da lei da secção de ouro. Esta lei proporciona um método tradicional que os artistas utilizam para agrupar os elementos durante a composição.
Consiste em colocar o centro de interesse principal perto das intersecções das linhas verticais e horizontais que dividem em terços a largura e altura do quadro ou plano de trabalho. 

"Paisagem com moinho" 80x100

Dessa maneira o melhor ponto para se colocar um objeto é nas intersecções das linhas já que o centro é considerado como um ponto passivo ou morto… Portanto a melhor localização para o nosso objeto ou conjunto de objetos será estes ponto e nunca no centro. É necessário ficar atento a essas regras para que a composição tenha uma estética visual equilibrada.


Paisagem com homem a cavalo-50x70

Nenhum comentário:

Postar um comentário