sexta-feira, 30 de março de 2012

CLAUDE MONET Grande pintor impressionista(1840-1926)

A abordagem do mundo por Monet seguia linhas venezianas em vez de florentinas: ele interpretava o mundo através da cor e não do desenho. Seus ancestrais são Ticiano e Claude, e não Michelangelo e Poussin. Como seus predecessores, Monet descobriu que a cor tem suas próprias razões, assim como o desenho, a cor rompe as nítidas exigências da linha. Monet buscava a verdadeira realidade por trás da aparência visual esticando a cor até seu limite e procurando, na própria natureza, aquelas nuanças significantes que expressam a realidade do mundo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

SEGREDOS DOS GRANDES MESTRES #1 / IMPRIMATURA

IMPRIMATURA



A Imprimatura [Campitura]
Imprimatura é o termo clássico para uma camada de cor transparente ou semi-transparente usada para criar uma base tonal para a pintura. Significa literalmente: Aquilo que vem antes.
A Imprimatura age como harmonizadora dos elementos para todas as camadas de cores sucessivas se elas forem dispostas de acordo com as leis da técnica clássica, permitindo que a imprimatura apareça em alguns lugares. Também determina o sombreamento (ou claridade) geral da composição.


A imprimatura é a primeira camada de tinta a óleo da técnica pictórica italiana e flamenga. Geralmente este tom deve ser levemente mais escuro em dois ou três tons, em relação às zonas de luz da pintura. A imprimatura deve ter uma cor neutra de terra ou verde oliva. 
O grau de obscuridade ou leveza da imprimatura deve ser escolhida em relação ao grau de luz que se quer dar ao quadro.


A vantagem da imprimatura sobre uma superfície com tom de gesso é que a base branca reflete a luz através da imprimatura e sobre as camadas semitransparentes seguintes, criando uma mágica ilusão tri-dimensional.


Leonardo da Vinci "A adoração dos magos" 
A cor de uma imprimatura depende da fonte de luz na composição ou do sujeito que você deseja pintar.


Para se obter a cor da imprimatura deve-se misturar as seguintes cores:
- Azul da Prússia, 
- Ocre Amarelo,, 
- Terra de Sombra Queimada, 
- Preto de marfim,
- Branco Chumbo.


Se nós considerarmos uma Sombra Queimada como uma cor neutra para a imprimatura, então você poderá querer ir para cores mais quentes ou frias misturando ou ocre amarelo ou preto em diferentes proporções.


Nunca decida escurecer esta camada selecionando mecanicamente 50% de tons cinzas.
Você sempre pode pôr uma segunda camada ou adicionar tons mais escuros na próxima etapa - no estudo das sombras.


Nesta fase, a mistura dos Médiuns também é bastante importante de ser vista. Trabalharemos sempre com a versão do Médium Clássico Veneziano e uma outra versão modificada usando médium alquídico, que realmente ajuda a secar a camada de um dia para o outro, acelerando o trabalho.
fonte:http://www.alpheratz.org